Marketing “tradicional” e o Marketing Digital

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Tenho voltado a ler sobre marketing e principalmente marketing digital como se fossem coisas totalmente a parte uma da outra. Nas pesquisas dos “novos conceitos de marketing”, criaram até um termo chamado Blended Marketing.

Analisando meus estudos de faculdade, marketing pode ser definido como o processo de identificar, conquistar e manter clientes satisfeitos, com lucratividade, ética e responsabilidade social. Se usarmos essa definição, esse processo nos meios digitais advinha o que teremos? Teremos o Marketing Digital. No meu ponto de vista, a integração das estratégias de marketing no meio digital ou a não utilização delas no “mundo real” já é uma definição da estratégia de marketing. Então, não vejo porque devemos separar e inventar um novo nome como o Blended marketing. Enfim, vamos falar um pouco dessa vertente do marketing, veja alguns conceitos e estratégias de marketing digital

  1. Marketing de Conteúdo: É conjunto de ações de marketing digital que visam produzir e divulgar conteúdo útil e relevante na Internet para atrair a atenção e conquistar o consumidor online. Esta estratégia estará diretamente relacionada ao SEO(Search Engine Optimization) de um site ou uma página. Se a empresa conseguir definir e direcionar bem seu conteúdo ao seu público-alvo, ela irá alcançá-lo mais facilmente através de mecanismos de busca.
  2.  Marketing em mídias sociais: É o conjunto de ações de marketing digital que visam criar relacionamento entre a empresa e o consumidor, para atrair a sua atenção e conquistar o consumidor online. Esta estratégia cria uma atmosfera mais informal e direta com o seu público de interesse, além de ajudar também no SEO pois irá trazer fluxo de acesso ao seu site. Promoções e interações podem e devem ser feitas através desses canais sociais.
  3. E-mail Marketing: É a ferramenta de marketing direto mais utilizada pelas empresas. Tenha um cadastro atualizado, dos seus clientes e prospects, defina camapanhas e métricas para o uso dessa ferramenta. Lógico, evite o spam!
  4. Marketing viral: É a publicidade boca-a-boca através de repercussão de uma mensagem através de campanha.
  5. Publicidade Online: Uso de banners e propagandas em sites onde o seu público-alvo estará. Links patrocinados do google, banners em sites de conteúdos, vídeos, jogos, etc.
  6. Pesquisa Online:  É o conjunto de ações de marketing digital que visam conhecer melhor o consumidor, o mercado, a mídia e os concorrentes que afetam o seu negócio. Analise seus clientes, veja o que eles querem. Analise seus concorrentes, veja o que eles fazem de bom e faça igual a eles, veja o que eles fazem de ruim e faça melhor do que eles.
  7. Monitoramento de sites: É o conjunto de ações de marketing digital que visam acompanhar os resultados das estratégias e ações visando aprimorar o marketing e sua eficiência. Acompanhe de perto os acessos do seu site, analise quem entra, quem sai, por quê e por onde eles entraram, a razão de terem saído. Enfim, saiba tudo quem está visitando o seu site.

Na minha visão as estratégias de marketing na era digital não mudaram de conceito básico onde a pesquisa e o entendimento sobre os anseios do seu público-alvo são os itens mais importantes num planejamento de marketing (digital ou não). Mas não podemos ignorar que o mundo digital tem as suas especificidades e que devem ser bem estudadas e levadas em consideração.

Nessa era digital, as novas ferramentas de interação com o consumidor, os meios de como levá-lo ao seu produto teve um ganho significativo com essa era digital e somado a um cliente cada vez mais exigente e personalizado só deixa claro o quanto é importante uma análise cada vez mais detalhada e um planejamento cada vez mais diferenciado da sua forma de comunicação, o seu público-alvo e do seu próprio produto.

Bibliografia

TORRES,Cláudio. Guia prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas. E-book.
http://www.claudiotorres.com.br/mktdigitalpequenaempresa.pdf

Sites:
http://www.marketingdebusca.com.br/seo/

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About Luciano Skorianez

Designer desde 1999. Criei esse blog para disponibilizar estudos e recursos relevantes para todos que trabalham com design.


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